SIMULADO Arquivologia
Arquivo – Conceitos e Definições
1. (Cespe/UNB – STM 2004) Os arquivos podem ser formados a partir de documentos que sejam acumulados por pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas.
2. (Cespe/UNB – ANA 2006) São considerados arquivos públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos exclusivamente por órgão públicos da administração federal, naturalmente acumulados no exercício de suas atividades e guardados como prova de tais atividades.
3. (Cespe/UNB – ABA 2006) A legislação brasileira considera como arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos e acumulados por órgãos, entidades, sociedades de economia mista e organizações sociais, assim como por pessoas físicas, em suas atividades administrativas.
4. (Cespe/UNB – MEC 2005) Os documentos existentes nos arquivos são o resultado das atividades desenvolvidas pela instituição.
5. (Cespe/UNB – PRF 2005) Os documentos produzidos no âmbito da instituição, mesmo que não estejam em suporte de papel, são considerados documentos de arquivo.
6. (Cespe/UNB – PRG 2005) Uma das finalidades dos arquivos é servir de base para o conhecimento da história. A função básica dos arquivos é possibilitar ao usuário o acesso rápido e preciso às informações deixadas sob sua responsabilidade de guarda.
Classificação dos Arquivos/Documentos
7. (Cespe/UNB – PRG 2005) Documentos manuscritos são classificados como textuais, documentos com imagens estáticas são classificados como iconográfico.
8. (Cespe/UNB – STJ 2005) Quanto ao gênero, na categoria documentos iconográficos inserem-se os desenhos, os negativos, os diapositivos, as fotografias e as gravuras.
9. (Cespe/UNB – TRE/AL 2004) Além dos documentos textuais, os arquivos ocupam-se do gerenciamento e arquivamento de documentos pertencentes ao gênero iconográfico, filmográfico e sonoro.
10. (Cespe/UNB – PRG 2005) Quanto à natureza dos documentos, a unidade que tem soa a sua