TEORIAS DA ADMINISTRACAO - ATPS
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL LAVRAS
RUA José dos Reis Vilela, 39, Centro – Lavras – MG
(35) 3821-3051 / 9913-4069
2ª SÉRIE – CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Mônica F. Satolani (Professora EAD)
Lavras, 26 de setembro de 2013
Introdução
O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns. As teorias da Administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira específica de se encarar a tarefa e as características do Trabalho da administração. O objetivo do presente trabalho é obter informações relevantes que permitam um conhecimento mais sistematizado sobre as teorias da Administração, tais como: origem, fundadores e outros dados importantes.
Desenvolvimento A história da Administração surgiu há muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar. A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria