Simbolismo da Água nas Tradições Religiosas
A água é um bem comum considerado um patrimônio da humanidade, pois ela é o alicerce da natureza. Sem ela não haveria vida na terra, por isso precisamos de ter todo o cuidado para não desperdiçá-la, para o bem de todos.
Ela também tem um desempenhoo preponderante nas várias religiões pelo seu poder purificador, que a utilizam em seus rituais, tais como: O Hinduísmo, o Cristianísmo, o Islamismo, o Judaísmo, o Espiritismo, as Religiões Afro, Indígenas, Xintoísmo e Wicca.
Hinduísmo – Na Indía
O Rio Ganges é um dos sete rios sagrados da Índia Para eles, os rios são como divindades e o Ganges é o mais sagrado deles, pois possui uma ligação muito forte com a cultura e a religião indiana.
É muito importante para a população que vive em suas margens, pois é dele que ela retira a água e os alimentos que consome.
O Ganges possui um grande valor espiritual para os adeptos do hinduísmo, que tomam banho nas suas águas, crendo que o rio possui a capacidade de purificá-los de todos os pecados. Pessoas idosas vão ali para morrer, pois se falecem nesse local sagrado, o ciclo de reencarnações termina, ficando livres da Roda de Samsara (É o ciclo em que passamos continuamente por mortes e renascimentos, da qual só saimos quando atingimos a luz e a iluminação espiritual), conforme prega o hinduísmo.
Nas águas do Ganges, milhões de pessoas fazem o ritual de purificação. Sendo, sem dúvida, um dos maiores centros de peregrinação do mundo,
Nas margens do Ganges há vários postos de cremação onde os mortos são queimados, ininterruptamente, e as cinzas encontram o destino final em suas águas. As famílias que trazem seus mortos para serem cremados, acreditam que eles serão purificados e se libertarão da servidão material.
Na Índia, a tradição de se banhar no rio Ganges não foi interrompida, apesar de sua crescente poluição. Milhões de hindus banham-se ali para se purificarem dos pecados, e ascenderem a uma nova