CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE
VALE DE PALMAS - TOCANTINS
CÍCERO BATISTA COELHO - I M E 071530
CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE
PALMAS – TO
ABRIL/2014.
LOJA DO SUBLIME CAPÍTULO ROSA CRUZ MAHATMA GANDHI
VALE DE PALMAS - TOCANTINS
CÍCERO BATISTA COELHO - I M E 071530
CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE
Trabalho apresentado a Diretoria da Loja Sub Cap Rosa Cruz Mahatma Gandhi, Vale de Palmas - Tocantins, como exigência para ser iniciado no Grau 18.
PALMAS – TO
ABRIL/2014.
Introdução
O Grau 17 é considerado bíblico, suspeitando-se que se origine dos essênios.
Na maçonaria moderna, surgiu no ano 1118, quando da primeira Cruzada.
Os primeiros Cavaleiros reuniram-se em número de onze e segundo a tradição, juraram na presença de Garimont, Patriarca e Príncipe de Jerusalém, manterem-se unidos pela amizade fraterna.
A sua denominação de Cavaleiro do Oriente e Ocidente provém do fato de ter sido criado no Oriente, na Palestina e trazido, posteriormente para a Europa.
Estrelas douradas: geralmente, temos a impressão de que toda estrela deva ser prateada, face à ilusão que temos ao vê-las no firmamento e pela intensidade de calor que sugere o metal fundido. No entanto, a estrela dourada simboliza a luz, porque o ouro é o símbolo da luz espiritual.
Trono do Presidente: o estrado formado por três degraus e sustentado em cada ângulo por um animal; esses animais, porém, representam características apocalípticas. Há certa confusão com o bezerro, pois, poderia ser um touro. Esses quatro animais representem os signos do Zodíaco. Essa representação é devido a serem animais alados. As asas representam o curso rápido pelo firmamento e revoluções solares. O quarto animal, como um quadrúpede com cabeça humana, demonstra que o homem sempre será um animal, partícipe da natureza.
Os animais quadrúpedes são signos benéficos; a águia é um signo maléfico.
Onze pequenos Tronos: representam