Silicose
DOENÇAS OCUPACIONAIS
ALMIR COQUETTI JUNIOR
ÉRICA REGINA FOGAÇA
SILICOSE
CURITIBA
2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ANÍSIO PEDRUSSI
DOENÇAS OCUPACIONAIS
ALMIR COQUETI JUNIOR
ÉRICA REGINA FOGAÇA
SILICOSE
Curitiba
2015
Sílica
Introdução
A sílica ou dióxido de silício (SiO2) é o elemento de número atômico 14, do terceiro período da família do carbono e, devido a isso, ele possui várias propriedades parecidas com o carbono. É um composto natural formado por dois elementos químicos, o oxigênio e o silício. É encontrada na natureza nas formas amorfa e cristalina, que quando combinadas com metais e óxidos dão origem a silicatos como o talco, feldspato, caulim e mica, porém, nunca é encontrado naturalmente na forma isolada, ele sempre está combinado com algum outro elemento.
É um mineral que é altamente resistente ao calor, com um ponto de 1.650 graus centígrados (3002 graus Fahrenheit) de fusão.
É também um dos óxidos mais abundantes na crosta terrestre. Ocorrem na forma de pedra, areia, quartzo, etc. E seus compostos constituem cerca de 60% em peso de toda a crosta terrestre. Existem dois tipos básicos de dióxido de silício que se encontra na natureza com a mesma composição química porem são formado sob condições diferentes. O primeiro tipo é o dióxido de silício granular, vulgarmente conhecido como areia. As partículas são muito pequenas, mas ainda duro e difícil. O outro tipo é o dióxido de silício cristalino. Estes são os grupos maiores, que são o quartzo mineral cristal e são cor leitosa luz.
A sílica é o principal componente da areia e a principal matéria prima para o vidro. Muitos desses materiais são utilizados nos ambientes industriais, incluindo a construção, mineração, manufatura, marítimo e agricultura. Também pode ser utilizado na fabricação de pastas de dente. Por causa da sua dureza, ele ajuda a depurar a placa sobre os