Silagem do Sorgo
CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS DISCIPLINA DE BROMATOLOGIA
SILAGEM DA PLANTA DE SORGO
Santa Maria/RS
2013
RESUMO
O plantio do sorgo é recomendado em regiões com deficiências hídricas e solos podres. A planta possui resistência ao estresse hídrico, alto potencial de produção de biomassa, é tolerante a doenças e pragas, possui um bom valor nutritivo, além de ser fonte de fibras digestível e amido. A silagem do sorgo é uma ótima opção para a nutrição animal, principalmente para produção de carne e leite. Possui um bom valor nutricional, além do custo de produção ser abaixo do custo de outras forrageiras.
Palavras-chave: sorgo, silagem, nutrição, forrageira
INTRODUÇÃO
A produção de silagens é um dos processos mais importantes na conservação de plantas forrageiras, mantendo as mesmas qualidades nutritivas no produto integral. Este processo tem grande importância na maioria dos países do mundo, inclusive no Brasil, devido a produção irregular de plantas forrageiras durante o ano. O sorgo destaca-se como uma ótima opção para a produção de silagens em locais e/ou épocas em que existam restrições hídricas, pelo fato da planta apresentar maior resistência a seca que outras forragens, como por exemplo o milho.
O sorgo é 5° cereal mais consumido no mundo. É cultivado para a produção de grãos e utilizado principalmente como ingrediente nas rações para aves, suínos e bovinos. Na África e na Ásia, a maior parte do sorgo é utilizado na alimentação humana. A Índia, detentora da maior área cultivada do mundo, tem neste cereal base da dieta alimentar de sua população.
O sorgo pode ainda ser utilizado para produção de álcool, confecção de vassouras e produção de forragens, tanto para pastejo como para conservação na forma de feno ou silagem.
ORIGEM
O sorgo, ou Sorghum bicolor L. Moench, é uma planta originária do Centro-Leste