MANEJO NUTRICIONAL BOVINOS
1210 palavras
5 páginas
Introdução As exigências nutricionais dos animais variam, principalmente, em função da idade, raça, sexo, nível nutricional e clima. Em nosso meio, nas formulações de rações, são utilizadas freqüentemente tabelas provenientes de países de clima temperado, obtidas com base em alimentos e animais diferentes daqueles encontrados por aqui. Há, portanto, urgente necessidade de se determinar as exigências nutricionais para as nossas condições (QUADROS, S/D). A adaptação ao estresse térmico e a outros fatores climáticos tem sido alvo de muito poucos estudos, resultados obtidos em várias partes do mundo têm revelado alterações nas exigências nutricionais entre categorias e raças de animais em diferentes condições de criação. Portanto, é muito importante o estabelecimento das exigências nutricionais para as diferentes raças e, ou, cruzamentos utilizados freqüentemente em nosso país e em nossas condições de criação (QUADROS, S/D). Animais de diferentes raças apresentam variações no metabolismo do jejum, sendo este também influenciado pela composição corporal, alimentação previamente recebida, local de deposição das reservas de gordura corporal, dentre outros fatores (QUADROS, S/D).
Silagem
A silagem é o alimento conservado, usado na alimentação dos animais. São gramíneas ou leguminosas que foram fermentadas em anaerobiose, ou seja, na ausência de oxigênio. Sua função mais importante é a reserva do alimento produzido no verão para ser usado no inverno, quando a disponibilidade de pastagem diminui. Portanto, a silagem é uma fonte alternativa de alimento volumoso para os herbívoros (CARVALHO, S/D).
As silagens de sorgo e/ou milho atualmente constituem-se entre as principais fontes de volumosos de maior valor nutritivo e bons rendimentos por unidade de área, de boa aceitabilidade e digestibilidade pelos animais e de fácil processo operacional para sua colheita e armazenagem. O valor nutritivo da silagem de sorgo equivale de 72 a 92% da