Signor
Considerando a importância da sociologia da educação para a docência e a perspectiva de Max Weber, que, se tem o seu objeto de estudo a ação social, isto é, o bem comum entre os indivíduos.
Procuro apresentar, a docência como um elo entre o docente e o discente, onde o funcionamento do bem comum entre ambas as partes deve ser de suma importância no fato da aprendizagem em seu contexto geral.
O aluno é um receptor de massa de conteúdo do professor, deve trabalhar não somente para receber essa massa e sim para o desenvolvimento do próprio aluno, onde nesta parte, a sociologia da educação tem o papel fundamental da relação neste desenvolvimento. O professor que trabalha somente para o seu ego, ou seu salário, de fato está desrespeitando o aluno, e muito mais, o seu profissionalismo em sua área.
Estabelecer uma relação de honestidade e respeito trás em mente o que Max Weber deixou nos seus estudos, existe uma corrente contrária a este pensamento, onde o aluno que não valoriza o professor, a grosso modo o professor não deve valorizar o aluno. Mas a sociologia da educação nos encaminha que esta relação é “aceita” em termos, pois não estabelece o bem comum na sociedade e sim uma relação de troca e favores. Podendo até lembrar do Marx com a classe social, onde o professor é “sábio chefe” e o aluno “operário aprendiz”.
Quero lembrar que não aceito esta relação de troca de favores e nem a posição onde o professor manda e o aluno obedece, mas sim, uma relação de compartilhamento entre ambos e a sociologia vem viabilizar este compartilhamento.
O professor antes de tudo é um agente que coopera para o desenvolvimento da sociedade, que estas massas desenvolvidas “os alunos” contribuem para uma sociedade equilibrada, justa e ética. Onde futuramente possam socialmente contribuir para um meio social melhor.