significado de pedagogia ea sua historia em partes
A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução).Ciência da educação que estuda as práticas, métodos e princípios da educação.
Prática de educar, ensinar, encaminhar. Direcionar a criança no caminho da aprendizagem em busca do conhecimento. A Grécia clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras ideias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.
Outros pesquisadores, além de Marques (2001), mencionada anteriormente, foram buscar na literatura, fundamentos para subsidiar seus conhecimentos acerca da prática pedagógica dos professores, bem como para alicerçar as pesquisas desenvolvidas nas escolas, nas quais se encontram matriculados alunos com deficiência nas classes comuns.
Fortemente marcada pelo embate teórico-metodológico das matrizes epistemológicas do objetivismo e do subjetivismo do período pós-renascentista, a prática pedagógica adentrou o século vinte mergulhada num oceano de investigações sobre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem (MARQUES, 2001, p. 11).
Dentre esses, podemos citar Sacristan (1999) Ferreira (2004), Garcia (2005), Mendes (2008), Oliveira (2008) e Pletsch (2010). Com apoio nos estudos desses pesquisadores, então podemos dizer que as práticas pedagógicas, pauta de estudos deste curso, são identificadas com as seguintes definições:
A prática educativa é algo mais do que expressão do ofício dos professores, é algo que não lhes pertencem por inteiro, mas um traço cultural compartilhado, assim como o médico não possui o domínio de todas as ações para favorecer a saúde, mas as compartilha com outros agentes, algumas vezes em relação de complementariedade e de colaboração, e, em outras, em