Significado das cores
Adriano Souza de Lima
Cristina Reiter Alexandre
Professor Tutor Externo Luis Alberto Maria da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Administração (Turma ADG 0295) Trabalho de Graduação
08/04/2013
AS CORES NA COMUNICAÇÃO
As cores influenciam psicologicamente os seres humanos de várias maneiras, e são mais ligadas à emoção do que propriamente à forma. Se várias figuras coloridas forem mostradas a um grupo de pessoas, essas pessoas se lembrarão mais facilmente das cores do que das formas dessas figuras apresentadas.
Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos, sejam trabalhos de design, ilustração, anúncios ou qualquer outro tipo de trabalho visual, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, reações essas que podem ser positivas ou negativas, dependendo da sua utilização. Por isso, é extremamente importante estarmos atentos ao significado das cores, para melhor aplicação em nossos trabalhos.
É imprescindível que qualquer pessoa que trabalhe com comunicação conheçam as teorias básicas da cor, para saber como estas se complementam e interagem umas com as outras.
Abaixo, um resumo com o significado de algumas cores:
- Branco: É associado a uma ideia de paz, de calma, de pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza. Exemplos: ordem, simplicidade, luz, paz, higiene, casamento, hospital, neve, harmonia.
- Preto: Está associado ao silêncio, morte e ao luto. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina. Exemplos: noite, nobreza, pessimismo, tristeza, dor.
- Cinza: É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto