Sig
Os Termos Tecnologia da Informação e Sistemas de informação são geralmente utilizados quando se discute o uso de computadores nas organizações.
O uso da expressão Tecnologia da Informação foi firmado a partir da década de 80, substituindo as expressões informática e processamento de dados. O termo Tecnologia da Informação abrange conceitos que não são claros e que estão em constante mudança, no que se referem a computadores, telecomunicações, ferramentas de acesso e recursos de informação multimídia.
Na visão de Laudon e Laudon (2007), “um sistema de informação (SI) é um conjunto de componentes interrelacionados para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e a tomada de decisões nas organizações (em particular nas empresas)”.
Há três partes básicas que fazem parte do Sistema de informação, que são: entrada de dados brutos, processamento de dados e saída de informações.
De acordo com Laudon e Laudon (2007) um sistema de informação compreende dimensões humanas, tecnológicas e organizacionais. A dimensão Humana dos sistemas de informação envolve questões como treinamentos, atitudes profissionais e comportamento da administração frente aos sistemas. A dimensão tecnológica envolve hardware e software. Já as dimensões organizacionais dizem respeito à hierarquia da organização, especializações funcionais, processos organizacionais e cultura organizacional.
A evolução dos sistemas de informação se deu devido as mudanças ocorridas em três diferentes fatores:
Hardware: os equipamentos tornaram-se progressivamente mais baratos, mais confiáveis, conectáveis e mais próximos das operações as empresas.
Software: progressivamente foi ficando mais flexível e abrangente, alem de possuir linguagens de programação aperfeiçoadas, passiveis de ser utilizadas por profissionais menos especializados, abrangendo situações cada vez mais complexas;