sig - transporte maritimo transporte de carga
Com essa nova fase do petróleo brasileiro o 'pré-sal', descoberto a cerca de 300 km da costa, surgiu uma incógnita de qual seria a melhor forma de explorá-lo, ja que as bacias petrolíferas ficam muito longe da costa assim, dificultando sua a logística de perfuração, manejo e transporte. Como a demanda de passageiros(mão de obra) , peças, cargas serão altas, umas da soluções estudadas pela Petrobras é a criação de portos e aeroportos com helicópteros de grande porte, embarcações e hubs marítimos (espécie de ilha artificial) para o atendimento de abastecimentos dessas plataformas. Abaixo serão citadas as formas detalhadas de cada processo.
Transporte de carga (marítimo)
O transporte marítimo funcionará da seguinte e forma. Um navio tanque ficará encarregado do transporte da costa para o hub marítimo, portando passageiros, peças, combustíveis, fluídos entre outros equipamentos necessitados pela plataforma, a partir do hub, o navio de apoio levara a cargas trazidas pelo navio tanque e os passageiros por transporte aéreo assim chegando até a plataforma, contudo isso forma uma espécie de postos de combustíveis em alto-mar.
Transporte de Passageiros (via aérea)
Como a demanda de trabalhadores na plataforma será alta e como a distância entre a plataforma e a costa é grande haverá um deslocamento intenso de passageiros indo e vindo da plataforma a costa , contudo haverá um transporte eficiente rápido e seguro por meio de transporte coletivo, além de aeronaves que possuem maior autonomia de voo e por isso serão usados aeronaves que transportam de 22 a 24 passageiros podendo atingir 240 km/h partindo da costa até a plataforma.
Hubs marítimos
Hubs marítimos são ilhas artificias que ficarão estrategicamente em um ponto intermediário no mar entre a costa e a plataforma e serão usadas como um posto de embarque e desembarque de