Sangue
Sistema circulatório – composto pelo coração, sangue e vasos sanguineos.
SANGUE – constituido por globulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos), plasma e plaquetas (trombócitos).
Globulos vermelhos – também chamados de hemácias ou eritrócitos, são células procarióticas. A sua cor vermelha deve-se á presença de hemoglobina, uma substância que transporta o oxigénio e algum dióxido de carbono.
Globulos brancos – Também chamados de leucócitos. São células eucarióticas em que a própria célula e o seu núcleo podem mudar de forma pois estas células têm a função de defender o organismo e ao terem esta particularidade, têm a capacidade de atravessar as paredes dos capilares pois usualmente os corpos invasores localizam no espaço intercelular. Chama-se diapedese. Para eliminar o “intruso”, o leucócito realiza um processo chamado de fagocitose, que consiste no envio de “braços” vindos do leucócito chamados de pseudopodes que trazem o invasor para dentro do leucócito que o digere em vácuo e após a digestão liberta alguns residuos.
Plaquetas – Também chamadas de trombócitos, têm a função de participar na coagulação quando existe um ferimento. Estas não são visiveis ao MOC devido ao seu tamanho reduzido (são fragmentos de células).
Todos estes elementos figurados são produzidos na medula óssea vermelha.
Plasma – É o fliudo que tem a função de trasportar todos os elementos figurados juntamente com alguns nuterientes, hormonas e produtos de excreção.
Funções do sangue: - transportar todos os elementos figurados juntamente com alguns nuterientes, hormonas e produtos de excreção para as células; - remover os residuos; - regular a temperatura corporal e o pH; - Participar na defesa do organismo; - controlo hidrico; - Coagulação sanguínea.