Geologia para engenharia (Resumo)
Todos os planetas se formaram a partir dos núcleos de acresção gravitacional. A Terra surgiu a aproximadamente 4,6 bilhões de anos e é formado em três partes... Crosta, manto e núcleo.
Elementos que compõe a terra (90%) Ni, Fe (mais densos), Mg, Al, Si, O, K, Ca e Na (menos densos). Crosta: Também chamada de litosfera, é a parte externa do planeta que se forma a partir do oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro. Possui placas tectonicas que se movimentam de forma lenta e continua sobre o manto. Tais movimentações ocorrem por causa das pressões que o manto exerce sobre a crosta. Também sofre o rompimento de suas camadas rochosas resultantes da pressão do manto, provocando o vulcanismo, que se dá principalmente em regiões onde existe o encontro de placas tectônicas; e os terremotos que são vibrações induzidas pelos movimentos das placas litosféricas.
Manto: A parte que se encontra entre o núcleo e a crosta, é formado por silício, ferro e magnésio em estado pastoso. Apesar de ser encontrado em estado sólido acredita q permanece em estado pastoso em função das altas temperaturas, 3400 graus.
Núcleo: A parte mais interna do planeta. É composto predominante pelo Níquel e o ferro, possui elevada temperatura em função do seu campo magnético. Está subdividido em interno e externo.
Formação da crosta
A crosta é formada por rochas, ou seja, agregados naturais de um ou mais minerais, incluindo vidro vulcânico e matéria orgânica e está subdivida em oceânica e continental.
Rochas Magmáticas: São originadas através de materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento.
Rochas Metamórficas: Estas passam por mudanças e têm sua origem através das rochas magmáticas, das sedimentares e também das metamórficas. Tal transformação acontece pelo aumento da temperatura e ainda ocasiona a elevação da pressão e o aumento de deslocamentos, o que resulta na fragmentação da rocha original.
Rochas Sedimentares: Surgem nas