disturbios na saude
Saúde segundo a definição dada pela Organização Mundial da Saúde é o estado de completo bem estar físico, mental, social e espiritual.
Conforme a literatura um dos problemas que mais tem afetado as empresas são os distúrbios na saúde dos trabalhadores. Esses distúrbios trazem como conseqüência dor e sofrimento para os destes, além de onerosas despesas com assistência médica e pagamento de seguros.
Os três principais distúrbios que mais tem influenciado os empresários a procurarem a ginástica laboral como meio de prevenção e manutenção a saúde dos trabalhadores, são o estresse, dores nas costas e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).
Estresse
Situações de estresse provocam reações no sistema nervoso simpático, levando a secreção de hormônios, principalmente adrenalina (epinefrina) e a norepinefrina. Esses hormônios entram na corrente sanguínea alterando reações bioquímicas e funções orgânicas. Com isso, a pressão arterial e freqüência cardíaca aumentam, a energia é mobilizada para os músculos e o tempo de coagulação do sangue diminui. Portanto, se o estresse for muito freqüente, poderá acarretar como conseqüência problemas à saúde (Sharkey, 2002).
A atividade física moderada e regular minimiza os efeitos do estresse, pois esta é relaxante. Sharkey (2002), tem demonstrado através de pesquisas, que age contra a tendência de formar coágulos no sangue e protege o sistema imunológico. O mesmo autor relata que atividade física moderada é tão eficaz na redução da tensão quanto um tranqüilizante, sendo que o efeito do exercício é mais duradouro.
Dor nas costas
Sete em cada dez brasileiros sofrem com esse distúrbio, na maioria das vezes, sua principal causa é uma postura inadequada. A atividade laboral sentada, associada à falta de exercícios físicos, a piora ainda mais. Pesquisas têm demonstrado que dor nas costas é a segunda causa de afastamento do trabalho perdendo somente para