Sig sistema de informação
O Sistema de Informações Gerenciais abrange toda empresa no que diz respeito aos níveis Estratégico, Tático e Operacional.
Para entendermos melhor o SIG vamos entender o que vem a ser o componente principal no qual está fundamentado o SIG, ou seja, os dados que o fundamentam.
Entende-se por DADO, qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação de determinado fato. Deve-se distinguir DADO de informação.
O que diferencia um dado de uma informação é o conhecimento que ela propicia ao tomador de decisões.
Todo e qualquer dado transformado gera conhecimento, por exemplo os dados de uma empresa:
• Quantidade de produção.
• Custo de matéria prima.
• Número de empregados.
Já por informação entende-se a transformação de um dado através da análise desse mesmo dado, ou seja, levando-se em consideração os dados acimas, temos:
• Capacidade de produção.
• Custo de venda do produto.
• Produtividade do funcionário.
Temos então por definição que o Sistema de Informação Gerencial é o processo de transformação de dados em informações, ou seja, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um sistema de informações gerenciais, sendo essas as informações que serão usadas pelos executivos na tomada de decisões.
Veja abaixo modelo proposto do sistema de informações gerenciais.
Há uma grande interligação do sistema de informações gerenciais com o processo decisório. É necessário um sistema de informações eficiente para um processo adequado de decisões.
A forma de apresentação da informação pode afetar sua utilização.
A informática é uma inovação tecnológica que