siderurgia
Explicação do fluxo simplificado de produção:
O processo se inicia com a seleção da sucata ferrosa que vai para uma máquina que separa o metal do plástico e da borracha e outros. Mas a sucata ferrosa será usada como matéria prima no processo de fusão e refino do aço.
A ciaria a sucata a cal o ferro gusa solido o ferro esponja abastecem o cestão onde é transportado até o forno elétrico a matéria prima é despejada nesse forno onde ocorre a fusão em uma temperatura de 1700°C com a fusão e injeção de oxigênio o resultado desse processo é o aço. Pronto ele é vazado pela panela e transportado para outro forno onde passa por um refino secundário para ajustar sua temperatura e composição química ligas metálicas são adicionadas essa etapa garante a produção de um aço de qualidade.
Após o refino secundário o aço é conduzido ao lingotamento é vazado para o distribuidor que separa em diversos meios o aço liquido passa por vários tipos de molde de resfriamento para solidificar-se em forma de tarugos que serão cortados em dimensões adequadas a laminação.
A laminação é um processo continuo de conformação mecânica que se inicia em um forno de reaquecimento onde os tarugos tem a temperatura elevada a 1200°C para permitir a laminação quente, nas gaiolas de desmanche são feitos as primeiras conformações do tarugo que é então preparado para os processos nas gaiolas intermediarias eles vão sendo conformados quem da o acabamento final é a gaiola do acabador ela da à dimensão final do produto que pode ser acabado em forma de barras ou rolos.