Siderurgia
Conceito
A produtividade é a qualidade daquilo que é produtivo. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, trata-se da eficiência na produção de algo, isto é, do rendimento, ou da relação entre uma determinada quantidade produzida e do(s) fator(es) necessário(s) para a obter.
Na economia, a produtividade é a relação entre aquilo que é produzido e os meios empregues (mão de obra, materiais, energia, etc.). Por isso, associa-se a produtividade à eficiência e ao tempo: quanto menor for o tempo levado para obter o resultado pretendido, mais produtivo será o sistema.
Através da produtividade, é possível avaliar a capacidade de um sistema para elaborar os produtos e o grau em que são aproveitados os recursos. A melhor produtividade constitui maior rentabilidade para uma empresa. É nesse sentido que a gestão da qualidade contribui para que uma empresa consiga incrementar a sua produtividade.
Importância
A produtividade tornou-se cada vez mais importante devido ao aumento da concorrência. Ela é um diferencial de mercado que pode afetar seus custos e receitas, como também interferir na satisfação dos seus clientes. Portanto, uma empresa que não dedica-se constantemente a melhorar a sua produtividade irá rapidamente perder espaço para outra empresa que fornece o mesmo bem ou serviço com mais velocidade, menor custo e melhor qualidade.
Produtividade da Siderúrgica no Brasil
Assim como em qualquer outro setor, a busca é pela redução dos custos. No que se refere a essa indústria, a divisão internacional do trabalho e o deslocamento da produção também estão relacionados com os custos da produção. Por exemplo, focar a produção brasileira em aço bruto, mais intensivo em mão-de-obra, está em consonância com essa avaliação, já que o país possui mão-de-obra barata e abundância em minério de ferro de ótima qualidade.
|Indicadores econômicos da indústria siderúrgica Indicador|Resultado