Siderugia
Fontes e Controle de Poluição Industrial
Professor: Luiz Alberto Teixeira Alunos: Lucianna Szeliga; Rodrigo Fernandes
Apresentação do processo siderúrgico
• Definição: Siderurgia é o segmento da metalurgia dedicado à fabricação e tratamento do aço. Sendo este último uma liga metálica constituída essencialmente por ferro e carbono.
• As usinas de aço do mundo inteiro classificam-se segundo o seu processo produtivo: • Usinas Integradas: Operam as três fases básicas de produção: redução, refino e laminação. Estas usinas constituem o processo completo de produção do aço a partir do minério de ferro.
• Usinas Semi-integradas: Operam apenas duas fases das três fases: refino e laminação. Estas usinas partem de ferro gusa, ferro esponja ou sucata metálica adquiridas de terceiros para transformálos em aço em aciarias elétricas e sua posterior laminação.
• Fluxograma simplificado do processo siderúrgico:
Siderurgia e meio ambiente
• Após a revolução industrial, o papel da indústria do aço no desenvolvimento mundial tem sido cada vez mais importante, acompanhando as inovações tecnológicas e, atualmente, vêm aumento a preocupação do setor com o tema da sustentabilidade.
• Uma das conseqüências do aumento de produção de aço bruto em escala mundial é o crescente consumo de recursos naturais renováveis e não renováveis (minérios, carvão, calcários, água, etc.), energia, sucatas e a geração de resíduos industriais, principalmente escórias, lamas, emissão de materiais particulados e gás carbônico.
Questões globais
Os problemas ambientais que possuem interações de forma globalizada, afetando vastas regiões do Planeta, são rotulados como “Questões Globais”. Dentre os mais importantes, pode-se citar: - Efeito Estufa; - Escassez de água potável; - Precipitação de chuvas ácidas; - Destruição da camada de ozônio; e - Inverno nuclear. Do ponto de vista dos processos metalúrgicos, os três primeiros