Sida
A ligação entre gp120 e CD4 causa uma mudança conformacional noenvelope protéico viral, expondo a área de fusão contendo gp41 (queestá associada com gp120 para formar a espícula). Após a fusão, o genoma viral é lançado na célula e se encaminha ao núcleo.
Transcrição Reversa * Síntese de DNA a partir do RNA viral. * Transcriptase reversa. * RNase H. * DNA contendo uma Repetição Terminal Longa (LTR) emcada extremidade.
A transcriptase reversa não é uma enzima muito eficiente. Ela cometeuma taxa elevada de erros durante o processo (maior que a do processode transcrição celular). Esse é um dos motivos pelos quais torna o HIV tão difícil de ser combatido. Os genes são alterados numa velocidade tãogrande que o sistema imunológico não consegue lidar.
Integração no Genoma Hospedeiro
Complexo Pré-Integração:RNA viral, Transcriptase reversa, Integrase * Integrase:Atua inserindo o genoma viral no genoma celular. Porém, o sítio de ligação entre os dois genomas não é perfeitamenteconectado, havendo pequenas quebras entre as duas fitas de DNA. Nessemomento, o mecanismo de reparo do genoma da própria célulaencarrega-se de consertar as falhas.
*Com os genes virais inseridos no genoma hospedeiro, o HIV podeentrar em latência ou produzir mais RNA viral e proteínas.
Latência Linfócito T inativo Estado de Latência
Supressores da Transcrição: * Elemento Regulador Negativo (NRE) * nef (fator de replicação negativo) Neste momento, há produção de pequena quantidade de novosvírus, não gerando suspeitas do sistema imune.
Produção de Novos Vírus Linfócito T ativo Novas PartículasVirais * Produção de proteínas utilizando a maquinaria celular. * Organização do capsídeo viral. * Envelope (parte da membrana celular) * Maturação (clivagem de gag e gag-pol, por