showplay
Procedimento: Gengivectomia e aumento de coroa clínica
Anestesia: Vou fazer o bloqueio do NAI, que geralmente anestesia dentes mandibulares até a linha média, mucosa anterior ao 1 molar mandibular, tecidos moles linguais e 2/3 anteriores da língua.
Gengivectomia
Quando a dentição da região indicada para a cirurgia estiver adequadamente anestesiada, as profundidades das bolsas patológicas serão verificadas com a utilização de uma sonda periodontal. No nível do fundo da bolsa, a gengiva é perfurada com a sonda, promovendo uma hemorragia pontual na superfície externa do tecido mole.
A incisão, que pode ser executada com um bisturi , deve ser biselada para proporcionar uma margem afilada e adequadamente festonada da gengiva remanescente. Sendo assim , nas regiões nas quais a gengiva é mais volumosa, a incisão deve ser feita mais apicalmente em relação ao nível dos pontos sangrantes do que nas regiões onde a gengiva se apresenta mais delgada, onde se faz necessário um bisel menos acentuado. A incisão biselada é direcionada no sentido da base da bolsa ou em nível ligeiramente apical em relação à extensão apical do epitélio juncional. Uma vez que a incisão esteja completa nas faces oclusal e distal, utiliza-se um gengivótomo. Os tecido incisados são cuidadosamente removidos com o auxílio de uma cureta ou um raspador. Pequenas compressas de gaze frequentemente precisam ser acomodadas nas áreas para controlar o sangramento.
Aumento de coroa clínica
Depois que fiz a gengivectomia vou para o aumento de coroa clínica para a paciente fazer o tratamento endodôntico do elemento 45.
A paciente só possui a parede mesial do dente 45, entaum vou fazer o descolamento das papilas da distal e pegando a lingual e vestibular. Depois que fiz esse descolamento vou com a broca diamantada 1014, ou de baixa rotação que for parecida com a 1014 para ir desgastando o osso. Vou aquém até 3mm, para quando eu for fazer o tratamento endodontico