SHIATSU Trabalho De Enfermagem Praticas ALTERNATIVAS
A palavra Shiatsu deriva do japonês Shi = a dedo e atsu = pressão, ou seja, pressão com o dedo.
Segundo o Ministério da Saúde Japonês pode ser descrito como: Forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas.
O Shiatsu incide em aplicar pressão sobre definidos pontos chamados de tsubos que formam canais energéticos no corpo os meridianos, que por sua vez relacionam-se entre si e com os órgãos internos.
No interior dos Canais de Meridianos circula dentre outras substâncias a energia vital, chamada de Ki pelos japoneses ou Chi pelos chineses.
O principal objetivo do Shiatsu é manter ou reestabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam originadas pelo desequilíbrio dessa energia. Segundo a visão da Medicina Oriental as doenças são causadas pela desregulação de energia nos meridianos.
2. HISTÓRIA
Apesar de a palavra Shiatsu ser do início do século XX, acredita-se que a técnica seja bem mais antiga, originando-se da combinação de várias técnicas da Medicina Oriental. Por volta de 530 a.c foi colocado na China um sistema de promoção de saúde composto por exercícios de automassagem e movimentos corporais, com o objetivo de desintoxicar e rejuvenescer. Este sistema ficou conhecido como Tao-Yinn, que mais tarde foi incorporado à Medicina Tradicional Chinesa, muito popular no Oriente.
No Japão, o Tao-Yinn tornou-se público por sua combinação com diversas técnicas japonesas como o Do-In e o Anmá, que derivou numa sequência de massagem semelhante ao Shiatsu conhecido atualmente.
Em 1919, Tamai Tempaku, um massagista desconhecido à época, publicou o primeiro livro de Shiatsu, intitulado Shiatsu Ho (terapia de pressão com os dedos). Tamai conhecia o Anmá e o sistema de pontos chineses e se especializou em Ampuku,