sfdg
Órion
FILOSOFIA
(Patrícia Bagot)
NOME:______________________________________________
Lista 01
1-O trecho a seguir, do diálogo platônico Fédon, concerne ao modo de aquisição do conhecimento.
“É preciso, portanto, que tenhamos conhecido a igualdade antes do tempo emque, vendo pela primeira vez objetos iguais, observamos que todos eles se esforçavampor alcançá-la, porém lhe eram inferiores.”
PLATÃO. Fédon. Trad. de Carlos AlbertoNunes. Belém: EDUFPA,
2002, p. 275, 75a.A partir do fragmento apresentado, marque a alternativa que expressa corretamente o pensamento de Platão sobre oconhecimento. A) Platão distingue uma realidade inteligível de outra sensível. O conhecimento de todas as coisas só é possível porqueas percepções advindas dos sentidos desencadeiam a reminiscência das Formas inteligíveis, apreendidas pela razãoantes do nascimento.
B) Platão não distingue a realidade inteligível de outra sensível. O conhecimento é o produto das sensações. O conhecimentonada mais é do que a reminiscência dessas sensações.
C) Platão distingue duas ordens de realidade: o mundo sensível e a alma.
O conhecimento de todas as coisas só épossível porque as sensações informam a alma sobre o mundo sensível e, a partir disso, formam a reminiscência. D) Platão distingue duas ordens de realidade: o mundo sensível e o mundo dos deuses. O conhecimento só é possívelporque a alma recebe uma informação divina antes que tenha percebido os objetos sensíveis, pois todo conhecimentovem dos deuses.
02.Leia o texto abaixo.
"SÓCRATES: Portanto, como poderia ser alguma coisa o que nunca permanece da mesma maneira? Com efeito, se fica momentaneamente da mesma maneira, é evidente que, ao menos nesse tempo, não vai embora; e se permanece sempre da mesma maneira e é "em si mesma", como poderia mudar e mover-se, não se afastando nunca da própria
Ideia?
CRÁTILO: Jamais poderia fazê-lo.
SÓCRATES: Mas também de outro modo não poderia ser conhecida
por