Seção 5 Relações Interorganizacionais
Seção 5 - Relações Interorganizacionais
Prof. Oliveiros Mauricio V. Cabral oliveiros.cabral@etep.edu.br Objetivos:
O aluno deverá reconhecer como a teoria da dependência de recursos e custo de transação explica porque as organizações escolhem diferentes tipos de estratégias interorganizacionais para gerenciar ambientes com a finalidade de ganhar recursos de que precisam para alcançar seus objetivos e criar valor aos seus stakeholders..
Relações
Interorganizacionais
São transações entre organizações visando aumentar o seu domínio de mercado. (DOMÍNIO
ORGANIZACIONAL)
Domínio organizacional
Se refere á obtenção de bens e serviços que a organização produz e que servem aos clientes e stakeholder (pessoas que têm interesse, expectativas ou participação em uma organização, no que faz e em quão eficazmente ela atua).
Uma organização estabelece seu domínio decidindo como gerenciar as forças em seu ambiente para maximizar suas habilidades de garantir os recursos de que necessita.
Domínio organizacional
(continuação)
Para obter as entradas, por exemplo, ela precisa decidir com quais fornecedores lidar, a partir de uma gama de opções possíveis, e como gerenciar sua relação com aquelas que escolherem. Para obter dinheiro ela deve escolher com qual banco lidar e como gerenciar sua relação com ele para conseguir empréstimos. Para conquistar clientes, deve decidir qual grupo deles servirá e como satisfazê-lo.
Fontes de incerteza no ambiente organizacional
Todas as forças que vimos tanto no macro e microambiente causam incertezas para as organizações e elas podem causar incertezas, porque afetam a complexidade, o dinamismo e a riqueza do ambiente.
Fontes de incerteza no ambiente organizacional
(continuação)
Complexidade do Ambiente: É a função da pressão, do número e da interconectividade das forças específicas e gerais que uma organização precisa gerenciar. Quanto maior o número de forças e maior a diferença entre elas, mais