PATOLOGIA AVA
O infarto do miocárdio nada mais é que a necrose miocárdica. Isso ocorre devido formação de um trombo que obstrui a artéria do coração.
Os sinais e sintomas do IM são as dores torácicas de forte intensidade, localizada na região esternal se espalhando até o braço esquerdo e a mandíbula. Pode também apresentar sudorese, náusea, vômito, palidez, podendo ocorrer uma síncope.
Os fatores que predispõem o IM são à idade, colesterol alto, diabetes, tabagismo, obesidade e fatores hereditários.
1) Com base nesses dados, o que é possível fazer imediatamente com esse paciente? Os exames estão bastante alterados em relação ao normal. Qual procedimento será realizado por sua equipe de saúde? A cirurgia cardíaca é indicada? Qual a interpretação do ECG?
R: Administrar oxigênio a 2 ou 4 L/min nas primeiras 12 horas ou por período maior conforme prescrição médica;
Usar máscara ou cateter nasal;
Solicitar ECG;
Administrar medicações conforme prescrição médica;
Repouso no leito;
Dieta de acordo prescrição médica; Monitoração cardíaca e nível de consciência; Aferir sinais
Comunicar e anotar início e duração de dor torácica, palpitações, dispnéia, síncope ou sudorese;
Realizar balanço hídrico
Checar volume urinário de (>40 ml/h)
Garantindo conforto físico.
Nem todos os casos necessitam de cirurgia cardíaca. O tratamento mais usado é a angioplastia coronariana e a infusão de um medicamento que dissolve coágulos, chamado de trombolítico, é a melhor opção.
2.DESENVOLVIMENTO:
PASSO 1 1) Como Interpretar o ECG do paciente com infarto agudo do miocárdio? Quais características apresentadas no exame fizeram com que toda a equipe de saúde verificasse que esse paciente poderia sofrer IM?
R: É o médico que interpreta e analisa o ECG. O comportamento do segmento ST é importante balizador de condutas nessa síndrome servindo inclusive para classificá-la, sendo que o supradesnivelamento persistente de ST caracteriza uma situação específica de infarto, o chamado infarto