Sexualidade - ética
Disciplina: ética
TEMA
A percepção de sexo e sexualidade em diferentes culturas e religiões no mundo.
JUSTIFICATIVA
Já que a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, o tema, “A percepção de sexo e sexualidade em diferentes culturas e religiões no mundo” torna-se essencial sua abordagem, pois sabemos que o assunto em questão é percebido de forma diferente por cada cultural ou religião. Desta forma a abordagem será feita, num primeiro momento, definindo o que é sexualidade, quais as diferentes manifestações sexuais e o que são e suas diferenciações, e por último como são percebidos em culturas e religiões diferentes, tendo como objetivo mostrar situações as quais não façam sentido as nossas percepções morais de nossa cultura.
PROBLEMA
Como diferentes culturas e religiões interferem na percepção de sexo e sexualidade?
Hipótese
A cultura do individuo é o responsável pela formação moral do ser, o que interfere na percepção do mundo. Devido a grande variedade de culturas e religiões existentes no nosso mundo, muitas regras e dogmas nos são impostos, influenciando nas nossas percepções de sexo/sexualidade.
PADRÃO DE SEXUALIDADE DA SOCIEDADE OCIDENTAL
- monogamia
- a proibição de atos sexuais com crianças
-a proibição do incesto
- o preconceito quanto a homossexualidade na formação da família ( reprodução )
-casamento legal perante o Estado e, como sacramento.
- proibição de nudez
- discussões sobre os métodos contraceptivos e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis
OBS: Muitas pessoas que vivem na sociedade ocidental não adotam estes padrões, estudos antropológicos apontam que as pessoas estao em busca de prazer e não necessariamente seguem estes padrões.
Adultério
• Em algumas comunidades muçulmanas do Oriente Médio e da África, o adultério geralmente é punido por meio de açoites ou apedrejamento em praça pública.
• Na cultura Zulu , espalhada pelo