Mascaras
Educação, Saúde, Movimentos Sociais, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
20 a 31 de Julho de 2009
Salvador - BA
GÊNERO E SEXUALIDADE: AS MÁSCARAS SOCIAIS E A ÉTICA
Márlon Vinícius Gama Almeida1
Simone Santana da Silva2
Maria Geralda Gomes Aguiar3
INTRODUÇÃO
A temática envolvendo as relações de gênero e sexualidade sempre esteve encoberta pela polêmica e divergência que acabam turvando a verdadeira face da discussão, que consiste basicamente em educar e informar as pessoas, buscando alterações significativas na melhoria das relações sociais e redução do preconceito contra a orientação sexual, entre outros aspectos, ao contrário do que se tem percebido, com as abordagens preconceituosas e/ou meramente científicas.
Dessa forma, este paper tem como objetivo discorrer sobre a conceituação das relações de gênero e sexualidade que se configuram na formação do indivíduo de maneira geral, aprofundando o aspecto ético existente nessas relações e almejando elucidar a importância e/ou necessidade da utilização de máscaras na construção da personalidade humana, sem, contudo, esgotar as discussões que envolvem essa questão.
A metodologia adotada foi do tipo estudo bibliográfico a partir de divulgações em livros e artigos científicos.
DESMASCARANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO
Gênero e sexualidade representam as dimensões da vida que são construídas socialmente, sendo que as relações que envolvem as discussões de gênero referem-se à elaboração cultural das identidades feminina e masculina, do ser mulher e do ser homem, observando-se que a sexualidade é uma expressão da personalidade (FAGUNDES, 2005).
1
Graduando em Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva
(NUPISC) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Telefone: (75) 3224 8162. E-mail: marlonuefs@yahoo.com.br. 2
Graduanda em Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica do