SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
PALESTRA COM A PSICÓLOGA CAROLINA VASCONCELLOS.
SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
COMO LIDAR.
PALESTRA COM A PSICÓLOGA
Assunto: SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
COMO LIDAR COM ISSO?
Ao falar de Educação sexual na infância fica sempre a dúvida: devemos falar do sexo propriamente dito?
Segundo a psicóloga Carolina Vasconcelos A sexualidade está intimamente ligada ao prazer do corpo, por isso podemos dizer que apreciar um sorvete, relaxar após uma massagem, desfrutar de um carinho, abraçar ou beijar têm relação com esse tema. Embora para muitos ela (sexualidade) esteja apenas associada única e exclusivamente ao erotismo e à relação sexual em si. Durante a infância, os filhos são educados pelos pais e professores de forma abrangente, por isso é necessário que, desde cedo, a família discuta esse e outros importantes assuntos com eles. Devemos falar somente a verdade nunca a mentira, pois ai só dispertar mais ainda a curiosidade das crianças, podemos até ser perigoso.
Entre todos os temas fundamentais na orientação e educação dos filhos está a questão da educação sexual. Um assunto que gera ansiedade, medo, curiosidade e leva a grandes descobertas. Razão pela qual é preciso que os pais saibam a importância do diálogo sobre esse assunto na infância e adolescência de seus filhos.
Até os quatro anos de idade, o interesse sexual da criança está, basicamente, nas sensações do seu corpo, de carinho e atenção. Mas quando eles entram na fase de auto sexual ou genital, elas descobrem que têm autonomia para produzir uma sensação gostosa ao tocar seus genitais.
Por tanto se deparamos com uma situação dessas tanto dentro da escola ou mesmo ate em casa a primeira reação é não entrar em pânico.
Na hora, não entre em detalhes. Sem expor a criança, diga apenas que não pode e chame ela de volta à atividade. Faça isso com a mesma naturalidade e convicção que a ensinou