Sexualidade na educação infantil
Graciela Maske
Professora Rosane Maria Jacques
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0085) - Prática do Módulo I
10/12/2010
RESUMO
Entendo que a educação acontece a partir do nascimento do indivíduo e sua interação com o meio em que vive. O lugar onde ela nasce, se desenvolve e com quem interage, propicia a aquisição, reprodução e transformação das significações sociais, culturais e éticas, constituídas no decorrer da história do indivíduo em formação. A educação infantil atende crianças de 0 a 06 anos e tem como finalidade, proporcionar desenvolvimento integral das crianças, envolvendo as instituições e as famílias. O presente trabalho tem como temática relacionar o lúdico e a sexualidade na educação infantil pré-escolar. Neste sentido será realizada uma pesquisa sobre a importância do lúdico, a relação do lúdico e a sexualidade, e a compreensão das crianças em relação ao tema sexualidade, bem como conhecer atividades que as educadoras desenvolvem na pré-escola envolvendo o lúdico e a sexualidade. Almejo trazer benefícios para melhor desenvolvimento físico, moral e social das crianças.
Palavras-chave: Lúdico na infância. Aprendizagem. Sexualidade infantil.
1 INTRODUÇÃO
A educação infantil atende crianças de 0 a 06 anos e tem como finalidade proporcionar o cuidar e educar em conjunto com a família. A educação infantil acontece no âmbito privado, público, municipal e estadual. (LDB 9394/96).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) citam que a sexualidade é entendida como algo inerente, que se manifesta desde o nascimento até a morte, de formas diferentes a cada etapa do desenvolvimento. Sendo assim a sexualidade é abordada em um primeiro momento pela família, que transmite seus valores culturais, sociais, religiosos e éticos. O mesmo documento destaca que a sexualidade infantil se desenvolve desde os primeiros dias de vida e segue se manifestando de