sexo
Tatiane de Oliveira Ramaldes 19496¹
Jeniffer Emanueli Finger 19298²
RESUMO: A Auditoria interna é uma ferramenta utilizada no controle da administração, a serviço do administrador, suas atividades vêm a ser com os processos internos e da política definidos pela companhia. Tem-se aqui o objetivo mostrar a importância da Auditoria interna nas organizações, bem como esta coordena suas decisões, demonstrando resultados satisfatórios, a partir de uma revisão bibliográfica, uma vez que as empresas não realizam a Auditoria podem ter prejuízos até irrecuperáveis.
Palavras-chave: Auditoria, empresas, organizações, controle, ferramenta e auditor.
1. INTRODUÇÃO A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, frequentes erros e desperdícios. A necessidade das empresas investirem em desenvolvimento tecnológico, aprimorar seus controles, reduzir custos, tornando mais competitivo os seus produtos, faz com que necessitam de um grande volume de recursos.
A auditoria interna passou a ser um instrumento de amplo controle para os administradores, pois, através de suas atividades de trabalho, serve como meio de identificação de todos os processos internos e políticas definidas pela companhia, assim como para os sistemas contábeis e de controle interno que estão sendo efetivamente seguidos; além das transações realizadas refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos.
Tem este artigo por objetivo demonstrar a importância da auditoria interna nas organizações, bem como os tipos de ferramentas que podem ser usadas para ajudar e coordenar os gestores na tomada de decisão.
Ocorre que, a auditoria interna demonstra quais os recursos que a organização obtém evitando assim prejuízos irrecuperáveis e consiga recursos financeiros com qualidade e precisão das