Sexo e genero
De fato, não existe uma determinação natural dos comportamentos de homens e de mulheres, apesar das inúmeras regras sociais, estão cercadas numa suposta determinação biológica diferencial dos sexos usadas nos exemplos mais corriqueiros, como ”mulher não pode levantar peso” ou ”homem não tem jeito para cuidar de criança.”
O sexo é um momento de troca e de satisfação mútua. Para que seja bacana, ambos devem estar envolvidos e entregues à situação, ser respeitosos consigo e com o outro e ter como principal objetivo sentir e proporcionar prazer. Tanto para homens como para mulheres, a falta destes elementos promove uma relação desinteressante e pouco prazerosa.
Violência de gênro.
A violência de gênero pode envolver parceiros íntimos, membros da família, conhecidos ou estranhos. A violência é uma experiência traumática para qualquer homem ou mulher, mas a violência de gênero é preponderantemente infligida contra as mulheres. Ela reflete e ao mesmo tempo reforça as desigualdades entre homens e mulheres na sociedade. As consequências da violência de gênero são devastadoras, uma vez que, as sobreviventes sofrem sequelas emocionais, durante toda a vida como podem também padecer de problemas de saúde mental e de saúde reprodutiva.
O impacto da violência pode afetar as gerações seguintes, as crianças que presenciaram maus-tratos ou foram vítimas de violência, sofrem danos psicológicos profundos.Segundo as Nações Unidas, os custos para as mulheres, os seus filhos, família e comunidade é um obstáculo importante à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.
É um problema de difícil abordagem e de extrema complexidade, resultante da conjunção de fatores sociais, culturais e psicológicos, capazes de gerar conseqüências e qualquer conduta ação ou omissão de discriminação agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato da vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento