Seu bichinho está ficando mais rico que você!
* Dentro das necessidades da época o absolutismo foi indispensável para a criação dos Estados nacionais, sem um poder centralizado e uma sociedade altamente hierarquisada não haveria uma base sobre a qual erigir estes Estados.
Economicamente permitiu a evolução da burguesia já que sem o apoio desta não teria sido possível que se estabelecesse o regime absolutista, esta evolução traria consequencias das mais importantes para a História como exemplo cito o renascimento que paroxodalmente seria o principal fator que levaria ao desaparecimento deste sistema cerca de duzentos anos depois.
* Além disso, o monarca também estabeleceu a padronização de pesos e medidas, moeda nacional, tributos do Estado e língua nacional. Todas essas medidas acabaram por ajudar uma burguesia que se via prejudicada com a descentralização medieval. Imagine a quantidade de moedas que os comerciantes tinham que carregar, além da infinidade de impostos que pagavam aos senhores feudais. A burguesia se tornava a maior parceira econômica do rei.
* A base social do Absolutismo era o privilégio: honras, riquezas e poderes eram reservados a um pequeno grupo de pessoas, clero e nobres. Eram: privilégios sociais (acesso exclusivo a cargos, oficialato no exército, colégios, distinção nas vestes); privilégios jurídicos (direito de passar testamento, tribunais e penas especiais); privilégios econômicos (isenções de impostos que recaíam sobre os pobres).
Ataque monarquia constitucional
Porque vocês invadirão a França?
Uma geração não tem o direito de impedir a outra de escolher o seu próprio governante. Disto decorre que qualquer cargo político de caráter vitalício ou hereditário é ilegítimo. Afirmar o contrário é determinar que uma geração não tem o direito de escolher o próprio governante e portanto um presidente tem direito natural ou divino de governar contra o consentimento dos governados? Se um monarca é um especialista