SETOR PAPEL/PAPELÃO NO BRASIL
Marista São Luís
Curso Técnico: Logística.
Disciplina........: Logística Reversa de Meio Ambiente
Professora.......: Emanuela Saramento
Turma..............: 3ª Turma – 2º Semestre de 2013.
Aluno (a).........: Luana Negherbon.
Atividade.........: Setor Papel/Papelão.
Entrega............: Dia 27 de Setembro 2013.
SETOR PAPEL/PAPELÃO
JARAGUÁ DO SUL, 27 DE SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
Ainda nos primórdios de nossa civilização, o homem fazia uso de corantes naturais e do carvão para representar em paredões de pedra suas emoções, experiências e crenças.
Mais tarde, o homem passou a usar plantas, rochas e mesmo a argila para registrar a sua história. Daí surgiu, por exemplo, a escrita cuneiforme usada pelos babilônicos. De todos os produtos empregados, o papiro, usado inicialmente pelos egípcios, foi o de maior importância a seguir, o pergaminho foi usado até o século
XVI. Atualmente o uso do papel/papelão é indispensável, pois tanto na impressão quanto o bem uso do papel precisamos e dependemos dele para exercer determinada atividade, bem como o uso do papelão no mercado das embalagens que é de extrema importância, seja ele no transporte ou armazenamento de produtos dentro da logística.
O Papel
Oficialmente, foi fabricado pela primeira vez na China, no ano de 105d.C., por
Ts'AiLun que fragmentou em uma tina com água, cascas de amoreira, pedaços de bambu, rami, redes de pescar, roupas usadas e cal para ajudar no desfibramento.
Na pasta formada, submergiu uma forma de madeira revestida por um fino tecido de seda - a forma manual. Esta forma coberta de pasta era retirada da tina e com a água escorrendo, deixava sobre a tela uma fina folha que era removida e estendida sobre uma mesa.Esta operação era repetida e as novas folhas eram colocadas sobre as anteriores, separadas por determinado material; as folhas eram então prensadas para perder mais água e posteriormente colocadas uma sobre a
outra,