PERDA DE EMBALAGEM DE PAPELÃO EM PISOS CERÂMICOS
1. INTRODUÇÃO
Embalagem é uma função tecno-econômica com o objetivo de proteger e distribuir produtos ao menor custo possível, além de promover vendas e em conseqüência aumentar os lucros. Exige conhecimento de resistência de materiais, fluxogramas, logística, fabricação, movimentação de materiais, design e mercado, além de uma boa dose de bom senso e criatividade como integração entre arte e ciência. Um elemento que protege o que vende, além de vender o que protege. Na indústria cerâmica, os pisos são embalados em caixas de papelão, sendo que todo trabalho é feito automaticamente. Muitas dessas embalagens são danificadas no ato de embalamento, causando perda de tempo, produção e custo. Portanto, o objetivo desse trabalho é tentar esclarecer se a perda é ocasionada por falha humana, desregulagem da máquina embaladora que é automatizada ou se o produto usado é de má qualidade, procurando uma maneira de fazer com que a empresa não tenha tanta perda com o problema.
Neste trabalho optou-se pela pesquisa exploratória e de campo, envolvendo levantamento bibliográfico e acompanhamento da perda de embalagem no setor cerâmico visando propiciar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 EMBALAGEM
Embalagem em um sentido geral pode ser considerada como ato ou efeito de embalar; acondicionamento; enfardamento; proteção externa da mercadoria para a sua apresentação no mercado, consistindo em sacos de tecido, papel ou matéria plástica; em folhas de papel, de celofane ou estanho; em caixas de papelão etc.
Para Rodrigues (2010):
A embalagem é parte de um sistema complexo, envolvendo marketing, design, engenharia de produção, logística e meio ambiente. O seu objetivo é minimizar o custo aplicado aos materiais utilizados, ao mesmo tempo em que reduz a possibilidade de danos, às mercadorias as quais protegem. Além disso, a