Setor energético brasileiro
Os investimentos realizados em infraestrutura de energia são fundamentais para sustentar o crescimento socioeconômico e garantir o suprimento contínuo de enrgia para od diversos setores consumidores.
Trasformações na matriz energética do Brasil
O crescimento populacional, o aumento do consumo de produtos industrializados e a expansão de áreas urbanas e agrícolas significaram crescente demanda por energia no Brasil.
Hidreletricidade e ameaças à sociobiodiversidade
No Brasil, encontramos 3 principais tipos de usinas geradores de eletricidade: as hidrelétricas (que utilizam a força das quedas-d'água para acionar turbinas e produzir eletricidade),as termelétricas convencionais (que utilizam os combustíveis fósseis e as termonucleares (que utilizam a energia contida nos minerais atômicos).
A implantação de uma usina causa diversos problemas ambientais, pois sua construção exige a inundação de áreas extensas, prejudicando a fauna e a flora locais.
O petróleo
Diversos campos foram descobertos na Bacia de Campos culminando com a descobertado campos gigante de Roncador. Em 2007 foi feita a maior descoberta de petróleo do Brasil com aproximadamente o dobro do tamanho de Roncador.
Com as novas descobertas, o Brasil deverá subir do 24º lugar no ranking de maiores reservas do mundo para o 8º ou 9º.
Energia nuclear
As pesquisas brasileiras na área nuclear resultam em inovações no processo industrial de enriquecimento de urânio e desenvolvimento de tecnologia de enriquecimento de urânio do mundo, existe muita polêmica em torno do programanuclear brasileiro.
Os biocombustíveis e as alternativas energéticas
A crise do prtóleo e a elevada participação dos derivados de pretróleo na matriz energética brasileira, especialmente no setor de transportes, impulsionaram programas de difusão de tecnologias alternativas que visava à substituição da gasolina pelo álcool