serviçosocial
Pesquisar, em diversos meios de informação (livros, jornais, revistas e sites institucionais), sobre uma das temáticas a seguir:
A República da Espada - Por que o período que se estende de 1889 a 1894 foi chamado de República da Espada? Ficou conhecido como República da Espada o período pelo qual o Brasil viveu sua primeira ditadura militar, entre os anos de 1889 e 1894, quando os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto estavam à frente do país sendo responsáveis pelas decisões da nação, já que a monarquia havia sido derrubada e agora os militares eram quem lideravam politicamente o território brasileiro. O período que vai de 1889 a 1894 ficou conhecido como "República da Espada" em virtude da condição militar dos dois primeiros presidentes do Brasil: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Em 25 de fevereiro de 1891, Deodoro da Fonseca foi eleito pelo congresso para o cargo de presidente da República e Floriano Peixoto para o de vice-presidente. O governo republicano enfrentou pronto reconhecimento interno e externo. A República iniciou-se com um golpe militar que não encontrou reação violenta, mas, pouco depois da instauração do novo regime, ocorreram revoltas que puseram em perigo sua sobrevivência.
Fonte: http://www.estudopratico.com.br/republica-da-espada-resumo-de-sua-historia-e-caracteristicas/#ixzz2g6z8yGTm
Assinatura da Constituição de 1891 - Quais eram as principais determinações da
Constituição de 1891, e de que maneira ela favorecia os interesses dos cafeicultores? -O Brasil seria uma República Federativa (grande autonomia para os estados);
- Separação oficial entre o Estado e a Igreja;
- Voto universal (masculino) e não secreto.
O voto aberto permitia a manipulação dos eleitores com práticas conhecidas como curral eleitoral e voto de cabresto, portanto ela favoreceu a elite cafeicultora a permanecer no poder.
Com a instalação do regime republicano no Brasil, um novo conjunto de leis deveria sinalizar