Serviçosocial
O Serviço Social tem passado por diversas transformações desde o final do século XIX quando se intensificou a passagem do capitalismo concorrencial para o seu estágio monopolista. Esse processo trouxe significativos impactos na estrutura da sociedade.
No inicio o Serviço Social tinha caráter filantrópico e era norteado pelas doutrinas da Igreja Católica. Ele se desenvolveu inicialmente na Europa devido ao crescente conflito entre a classe operária e a burguesia, tinha como foco atender os interesses da classe burguesa. Posteriormente o Serviço Social ganhou visibilidade nos EUA e no Brasil.
Iamamoto (1998) assinala que o Serviço Social desenvolvido na América não apresentava o mesmo perfil daquele promovido pela burguesia europeia. Este, por sua vez, teve as suas formulações vinculadas ao pensamento sociológico- conservador, que também atrelou- se à doutrina da Igreja Católica.
No Brasil, não muito diferente de outros lugares que foram pioneiros na busca de assistência social aos mais necessitados, a percepção da necessidade de políticas públicas eficazes ao proletariado diante a incessante manifestação das classes operárias em busca de melhorias.
Veremos a seguir como está e como vemos e Serviço Social na cena contemporânea e os desafios enfrentados pelos profissionais de área na busca pelo reconhecimento a profissionalização, assegurar que os seus usuários tenham acesso a usufruir de seus direitos e luta incessante contra o capitalismo, mas sem utopia além de algumas áreas de atuação do assistente social.
2 O SERVIÇO SOCIAL NA CENA CONTEMPORÂNEA E AS ÁREAS DE ATUAÇÃO
Desde a década de 1980 começa a se trabalhar o Serviço Social de uma forma crítica para dar um novo significado ao Serviço social. Com o capitalismo a sociedade tem um novo estilo de vida, onde o cotidiano envolve o trabalho e as lutas sociais diárias. A partir daí começam profundas desigualdades na sociedade e a luta pelo poder entre diferentes classes e grupos sociais. Tendo como