serviço socila
1 INTRODUÇÃO
O serviço Social hoje no Brasil constitui um campo em transformação. Transita de um período em que o foco de compreensão da assistência social era dado pela benemerência,a filantropia e o assistencialismo com conotação de clientelismopolítico para a condição de um direito social inscrito no âmbito da seguridade social.
Desta maneira até podemos imaginar estar ocorrendo uma verdadeira revolução nesse campo. No entanto,entre o momento da inscrição da assistência social na Constituição Federal (1988),como um direito social,e o uso efetivo do direito pelo cidadão,uma profunda mudança política e comportamental. Trata-se de colocar em questão uma cultura nacional das relações entre a burocracia assistencial estatal, a rede de ONGs que atuam na área e, especialmente, os usuários, indivíduos, grupos, famílias ou comunidades do sistema.
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.
A revolução facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária.
Nesse cenário de grande questões sociais,surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvido pela Igreja Católica.
Na atualidade o serviço Social recorre frequentemente a tais autores para compreender o significado social da profissão, analisando a sociedade de classes sociais antagônicas,