Serviço social
Cultura:
É todo conhecimento, costumes, arte, crenças, moral, leis, hábitos; capacidades adquiridas pelo homem durante sua vida em sociedade. A cultura dos moradores do alto dos morros sofre com a discriminação, são tratados como uma não cultura, os povos de áreas urbanas acumuladas denominadas favelas são vistos como uma mistura de violência, prostituição, tráfico de drogas e usuários de sustâncias psicoativas, passando uma imagem negativa para o mundo que acabam punindo todos os cidadãos dessas áreas, e se esquecendo de que, no meio dessa comunidade há muitos seres humanos diferenciados que possuem um conhecimento próprio, uma cultura, tem uma base familiar, sentimentos e necessidades básicas como qualquer ser humano, como educação, saúde, moradia e segurança, um povo humilde com uma formação natural de cultura de acordo com o meio social de suas relações, e antes de tudo são cidadãos que possuem direitos e deveres e são contribuintes da construção do país.
Não entender a cultura de um grupo social que vive em áreas de vulnerabilidade e levar adiante o conflito da desigualdade que percorre pelos grandes centros metropolitanos gerando desavenças, aumentando as desigualdades. Segundo o autor Dr. José Antonio Vianna Professor na Universidade Estácio de Sá, ser pobre pode ser uma exclusão social e a educação é um instrumento no combate contra a desigualdade social.
Relações e diferenças dos Homens com os Animais:
O homem é considerado um animal racional, diferente dos outros animais graças a sua capacidade de raciocínio e o acumulo de experiências, criou a cultura que é o conjunto de conhecimentos e valores de um povo e que são transmitidos de geração a geração. Os outros animais que vivem na natureza não criam cultura, eles agem de acordo com o instinto que é um ato "cego" onde é ignorada a finalidade da própria ação. A sua única preocupação é a de resolver problemas relacionados ao momento