Serviço social
SONIA MARA DA SILVA DE OLIVEIRA
CRIANÇAS ABANDONADAS: A CULPA DO DESCASO!
Tupanciretã
2012
SONIA MARA DA SILVA DE OLIVEIRA
CRIANÇAS ABANDONADAS: A CULPA DO DESCASO!
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Scocial da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 2º semestre: Psicologia Social, Sociologia, Filoosfia, Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social II.
Orientador: Profs. Lisnéia Rampazzo, Sergio de Goez Barboza, Adarly Rosana e Márcia Bastos.
Tupanciretã
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................. 05
2 DESENVOLVIMENTO................................................. 06
3 CONCLUSÃO.............................................................. 08
4 REFERÊNCIAS............................................................ 09
1 INTRODUÇÃO
Toda criança e adolescente é sujeito de direito, pessoa em condição peculiar de desenvolvimento, credora da prioridade absoluta e da proteção integral e especial afirmada em Lei. Isto é o que menciona o Estatuto da Criança e do Adolescente, mas sabemos que em nosso País, a prática está muito longe.
A educação constrói e transfere experiências do mundo exterior, contribuindo para a construção e transmissão das experiências que as pessoas têm de si mesmas e dos outros.
Vamos estudar a seguir, como isso funciona.
2 DESENVOLVIMENTO
Enquanto o mundo era definido em termos de rigidez e firmeza, o homem era também fixo, unificado e estável. Sua identidade e subjetividade dependiam de um desenvolvimento pré-estabelecido, em constante interação com o mundo social, e ao chegar o sujeito a seu apogeu, considerava-se que era algo pronto e acabado. Irremediavelmente prontas, a constituição do sujeito e sua subjetividade somente eram alteradas e modificadas em casos considerados patológicos.
Com as