Serviço social
No que se referem às politicas sociais, elas são entendidas como as formas de intervenção e regulamentação do estado nas expressões da questão social, envolvendo o poder de pressão e mobilização dos movimentos sociais, com perspectivas de problematização as demandas e necessidades dos cidadãos, para que ganhem visibilidade e reconhecimento.
Com os problemas que ocorria na sociedade, era preciso a intervenção do estado na questão social, uma vez que o estado estava vivendo uma ditadura militar as politicas sociais surgem então como forma de enfrentamento na questão da precariedade de direitos humanos, pois vivia um governo autoritário.
Vale ainda ressaltar a importância da constituição de 1988 que foi criada como defensora dos valores democratas.
Desenvolvimento
O capitalismo se expandiu na Europa por sua vez gerou um mundo de separação onde a maioria explora a minoria, e com a industrialização muitas pessoas deixaram o campo, para vir para as cidades em busca de emprego, porém as condições de trabalho os deixavam desconfortados em condições subumanas, mais o que preocupava é que eles não só sofriam dentro das fabricas, mas também fora, pois faltava assistência a saúde, uma moradia digna, além de salários baixíssimos.
Esses trabalhadores cansados da vida miserável que levavam, acabam se mobilizando e lutando por melhores condições de vida. Tanto dentro como fora das fabricas, através dessas manifestações eles tiveram algumas conquistas e uma delas foi o reconhecimento da existência, o que chamamos de “questão social”, a qual deixou de ser tratada como caso de policia e foi reconhecida como relação de trabalho e capital.
O país caminhava ruma a um intenso processo de industrialização e um avanço