Serviço social
SERVIÇO SOCIAL
MARLI CARDOZO DOS SANTOS CORREIA
PROCESSO DE TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL
Jacobina
2010
MARLI CARDOZO DOS SANTOS CORREIA
processo de trabaLHO E SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Processo de Trabalho e Serviço Social, Módulo VII.
Orientadora: Amanda Boza Gonçalves
Tutora de Sala: Tereza Cristina A. Martins
Jacobina
2010
INTRODUÇÃO
Processo de Trabalho para o Serviço Social é um assunto muito polêmico para a categoria, motivo pelo qual, vários autores divergem sobre o tema. De acordo com Lessa (2001), o Serviço Social se configura como um trabalho, pois não atua diretamente com a transformação dos recursos da natureza necessários para para a reprodução social. Ele afirma que o Serviço Social se configura como um complexo social, responsável pela organização dos indivíduos para o trabalho. No entanto, Iamamoto (2007) e Granemann (1999), afirmam que, o Serviço Social se materializa como processo de trabalho partindo da premissa de que possui um objeto no qual intervêm, sendo este, a questão social e suas refrações. Possui, também, instrumentos de intervenção firmados nas bases teórico-metodológicas, apreendidas enquanto profissão regulamentada, materializando-se em entrevistas sociais, reuniões, encaminhamentos, pareceres sociais, etc. O Serviço Social no marco de sua renovação crítica, firmando o compromisso profissional voltado para os interesses da população usuária, em defesa dos direitos de cidadania e dos valores democráticos; na perspectiva da liberdade; da equidade e da justiça social; busca uma nova forma de pensar e realizar o trabalho profissional com qualidade, tendo como base uma proposta teórico-metodológica apoiada na teoria social crítica.
O Serviço Social intervem nas relações sociais, e, a partir da execução de seu trabalho pode contribuir para a construção de uma outra