Geradores eólicos
Disciplina: Eletrotécnica
Professor: Anderson Lupus
Turma: PGM 251
Alunos:
Erick Duarte Sobral | Gustavo Bino | Jean de Souza Quintela | Pedro Augusto Fernandes de Oliveira | Wesley Pereira de Lima |
Introdução
Uma das formas de energia primária abundante na natureza é a Energia dos Ventos, denominada energia Eólica. A técnica de conversão da energia dos ventos em energia mecânica primeiramente foi explorada para utilização em propulsão de navios, moinhos de cereais, bombas de água e na idade média para mover a indústria de forjaria.
A geração de energia elétrica através da utilização da energia dos ventos tem avançado substancialmente na última década. Foi a partir de experiências de estímulo ao mercado realizado na Califórnia na década de 1980 e na Dinamarca e Alemanha na década de 1990 que o aproveitamento da energia eólica como alternativa de geração de energia elétrica atingiu escala de contribuição mais significativa ao sistema elétrico, em termos de geração, eficiência e competitividade. O enorme desenvolvimento tecnológico passou a ser capitaneado pela nascente indústria do setor, em regime de competição e estimuladas por mecanismos institucionais de incentivo.
A característica principal desta forma de energia alternativa é o fato dos ventos ao longo da superfície terrestre não apresentarem velocidade constante. Conseqüentemente a turbina eólica opera com velocidade variável. Isto exige que o gerador acoplado à turbina eólica seja capaz de gerar energia elétrica com freqüência constante numa certa faixa de variação de velocidade. Devido a este avanço tecnológico e ao crescimento da produção em escala, foi possível desenvolver novas técnicas de construção dos aero - geradores permitindo aumentar a capacidade unitária das turbinas, obtendo assim reduções graduais e significativas nos custos do quilowatt instalado e, conseqüentemente, uma substancial redução no custo da geração da energia elétrica.
O principal