Serviço Social
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
TÉCNICAS INTERVENTIVAS:
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Carlos, Ruana, Sara
Rio de Janeiro 2014
PROJETO DE INTERVENÇÃO
INTRODUÇÃO:
O presente projeto de intervenção consiste no atendimento coletivo aos usuários do Centro Municipal de Saúde Mario Olinto de Oliveira (Unidade em Cascadura). Esse projeto visa estabelecer um contato com os usuários da unidade com o intuito de orienta-los sobre seus direitos sociais que lhe são inerentes, apresentar a prática profissional do Serviço Social no Posto de Saúde e também informa-los sobre algumas normas e rotinas que perpassam no cotidiano da unidade.
1.2. TEMA:
Grupo com os usuários da Unidade Centro Municipal de Saúde - Mario Olinto de Oliveira, localizado em Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro, sobre os direitos sociais e Serviço Social.
2. JUSTIFICATIVA: O trabalho será realizado devido a necessidade e importância em atender uma demanda recorrente no setor do Serviço Social, já que os usuários não possuem conhecimento no que se refere aos seus direitos sociais e em compreender a atuação do Serviço Social na instituição e em outros campos de intervenção.
3. PROBLEMATIZAÇÃO:
A atenção primária refere-se a um conjunto de práticas em saúde individuais e coletivas, que no Brasil, durante o processo de implementação do SUS, passou a ser denominado de atenção básica à saúde. Refere-se a um conjunto de práticas em saúde, individuais e coletivas – considerada internacionalmente a base para o novo modelo assistencial de sistemas de saúde que tenham em seu centro o usuário cidadão (Giovanella et all 2010) O modelo de atenção