serviço social
Amanda Suelen Ferreira Bastos1
RESUMO
O presente artigo realiza uma discussão sobre a atualidade da renovação do Serviço
Social Processo que se iniciou na década de 1960. Resgata a fundamentação histórica e metodológica da profissão e os elementos próprios da renovação e reconceituação. A renovação, na contemporaneidade se dá através da reafirmação dos pressupostos éticopolíticos da categoria profissional que emergiram após o rompimento com o conservadorismo tradicional.
Palavras-chave: Serviço Social; Renovação; contemporaneidade.
ABSTRACT
This article provides a discussion of the relevance of Social Service renewal that began in the 1960s. For that rescues the historical and methodological reasons the profession and the proper elements of renewal and reconceptualization. The renewal takes place in contemporary times by reiterating ethical and political assumptions of the professional category that emerged after the break with traditional conservatism.
Key-words: Social Service; Renewal; contemporaneity.
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social consiste em uma especialização do trabalho coletivo, inserido no modo de produção capitalista para intervir sobre as expressões da “questão social” através da realização de políticas sociais. Sua origem se dá no contexto de expansão do capitalismo monopolista no país.
Visando realizar uma abordagem sobre a história e desenvolvimento do Serviço
Social, o presente artigo foca sua análise nos Movimentos de Reconceituação e renovação profissionais, que mudaram as bases da intervenção da profissão na sociedade. 1
Assistente social, discente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de
Sergipe – UFS. amandaenesso@yahoo.com.br
365
O eixo que direciona as argumentações desse artigo é a atualidade dos pressupostos da renovação profissional, que proporcionou especialmente, a partir os anos
1980, a