serviço social
Vicente Faleiros (1995) descreve como a “fabricação da obediência”.
Por sua amplitude e disseminação vem, nos últimos trinta anos, adquirindo gradativa visibilidade desde que passou a ser discutida e estudada por diferentes setores da sociedade brasileira, preocupados em compreendê-la, em identificar os fatores que a determinam, buscando encontrar soluções de enfrentamento que possam reduzi-la a níveis compatíveis com a ordem social estabelecida.
V795 Violência doméstica contra a criança e o adolescente / Lygia Maria Pereira da Silva. -
Recife: EDUPE, 2002.
240 p. : il.
1. Violência doméstica - crianças e adolescentes.
I. Silva, Lygia Maria Pereira. II. Título.
CDU 241.12
Este livro reúne os principais estudos desenvolvidos no Brasil sobre o importante e urgente tema da violência contra os mais jovens. Renomados pesquisadores de diversas universidades do país tanto no âmbito familiar como em outros contextos, abordando abuso sexual, assédio moral, desproteção, entre outras formas de violência. Os autores apresentam ainda maneiras eficazes de intervenção que podem auxiliar as vítimas na superação dos traumas.
Tendo na visão interdisciplinar uma de suas maiores virtudes, este livro foca na necessidade de um olhar coletivo sobre a situação a ser avaliada sem deixar de lado a autonomia técnica que é própria de cada saber. Desta forma, a obra consiste em um instrumento teórico-prático de grande valor para todos os profissionais que lidam com crianças e adolescentes vítimas de violência, como psicólogos, juristas, médicos, assistentes sociais.
Luísa