serviço social
ROSA MARIA DA CRUZ
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA
FUNDAMENTOS I
Trabalho apresentado pela acadêmica Rosa Maria da Cruz, do curso deServiço Social das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia como pré-requisito de aprovação parcial na disciplina Fundamentos Históricos, e Teoricos-Metodologicos do Serviço Social I, Sob a orientação da professora Andreia Figueiredo Dantas.·.
O século XX foi marcado por intensas lutas de poderes, a Europa sentia as expressões provenientes do acumulo do capital nas mãos da minoria, paramanter se no poder a classe dominante procurava por táticas que ampliassem o capital, o que de fato ocorreu, a classe se estabilizou mantendo estável, em contrapartida a relação capitalXtrabalho apresentava instabilidade, inicia se uma hera de insatisfação e o movimento operário se tronava organizado em pro da marcha pelos seus direitos, para que não haja violação do mesmo. Neste momento presencia se um quadro econômico preocupante, a precarização no modo de vida da sociedade cresciadevido ao aumento do desemprego.
O processo de implantação do Serviço Social na sociedade está inteiramente ligado ao dogma católico que desenvolvia essa pratica de forma assistencialista, sua raiz é formada sob o domínio da caridade e desenvolvida por senhoras de classe alta que estavam diretamente ligadas à igreja e ajudavam aqueles que necessitavam como forma de atingir o reino de Deus. Denominadas como Damas de Caridade, essas Senhoras acreditavam que a pobreza seria originada da maneira em que esses indivíduos viviam e que bastaria uma ajuda e “bons conselhos” para que se enquadrassem no sistema capitalista direcionando sua condição de vida para rumos satisfatórios.
Com a chegada da Revolução Industrial em meados do século XVIII, a Europa passou por uma modificação em nível econômico e político que automaticamente refletiu no social, modificando as questões sociais existentes, decorrentes á