A Revolucao Francesa (Super Resumido)
A Revolução Francesa foi uma revolução burguesa, embora tivesse tido a participação de outras camadas sociais como camponeses e massas pobres urbanas, devido à liderança conduzida pela burguesia para realizar suas aspirações.
Aniquilando o absolutismo, a política mercantilista, os resquícios do feudalismo ainda existentes na França e o poder do clero e da nobreza, a revolução pôs fim ao Antigo Regime, sendo escolhida por estudiosos como fato determinante para o início da Idade Contemporânea.
Influenciados por ideias iluministas, os revolucionários franceses tinham como lema a “liberdade, igualdade e fraternidade”. Sua influência motivou revoltas em toda a Europa e os movimentos de independência na América Latina.
As causas
A Revolução Francesa foi provocada basicamente por três fatores principais:
•Fatores Econômicos: A França no final do século XVIII era uma nação essencialmente agrária. A grande maioria da população francesa era constituída de camponeses. E uma parte desses camponeses ainda estava submetida a obrigações feudais;
•Fatores Sociais: O clero e a nobreza tinham vários privilégios como não pagar impostos, receber pensões do estado e exercer cargos públicos;
A população, era dividida em três estamentos:
O primeiro estado (clero) O segundo estado (nobreza) O terceiro estado (povo dividido em camponeses, burguesia e sans-culotes). •Fatores Políticos: O absolutismo do rei francês Luis XVI, a crise econômica que passava a França em 1789, a fome e miséria da população causada pela seca e péssimas colheitas e o sistema político injusto como o da Assembleia dos Estados Gerais, exigiam reformas urgentes.
Antecedentes
A seca de 1788 diminuiu a produção de alimentos. Os preços subiram e os camponeses passavam fome. O descontentamento era geral. Urgiam medidas para sanear o caos.
Luís XVI encarregou o ministro Turgot de realizar reformas tributárias, mas os nobres reagiram e ele se demitiu. O rei então