serviço social
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA - ICSEZ
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – 1º PERÍODO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Parintins – AM
2014
JUCIARA PINHEIRO FRAGATA
RESUMO DO TEXTO “O QUE É CIDADANIA”
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amazonas – UFAM/PARINTINS como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pelo Prof.º Jean Jones Freire Viana de Oliveira, no curso de Serviço Social.
Parintins – AM
2014
Nas décadas de 60 e 70, cidadania tinha uma conotação pejorativa, com o pensamento de que não levaria a nada. A cidadania atualmente assunto de debate na democracia ocidental, entre as classes favorecidas e não favorecidas aparece na pauta de diversos movimentos sociais onde buscam melhorias no saneamento básico, saúde, educação, fim da homofobia e discriminação racial. As diferentes posições desses grupos na sociedade significa que alguns tem acesso a quase todos os direitos e outros não em virtude do baixo salário e do não direito a expressão, à saúde, à educação, enfim, são fatores que diferenciam.
Para entender a cidadania precisamos entender primeiramente que ser cidadão significa ter direitos e deveres, ser súdito e soberano direito este que está escrito na Carta de Direitos da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1948.
A cidadania exercida é que todos os homens são iguais ainda que perante a lei, sem discriminação de raça, credo ou cor, acesso a um salário condizente para promover a própria vida, com direito a educação, à saúde, à habitação, ao lazer, e sobretudo direito de todos poder expressar-se livremente e lutar por seus valores.
Todo cidadão também deve ter deveres, ser o próprio fomentador da existência dos direitos a todos, ter responsabilidade em conjunto pela coletividade, cumprir as normas e propostas elaboradas