serviço social
Em 1912 uma intervenção federal retira a família supracitada do poder, ao mesmo tempo em que padre Cicero passa a ser vice-governador.
O coronel Marcos Franco Rabelo em 1914 rompe com o partido conservador e passa a perseguir de certa forma padre Cicero como a intenção de atingi-lo. Rabelo ganha outro adversário Floro Bartolomeu, que apoia o padre Cicero, que monta um batalhão para defendê-lo, este batalhão era formado por jagunços e romeiros, ou seja, o povo de Juazeiro, lutou em defesa de uma causa que não era sua, visto que, a revolta popular foi preparada pelos coronéis da região com o objetivo de retomar o governo do Ceará. Padre Cicero quebra um ciclo vicioso da republica café com leite, o presidente na época pediu para o padre Cicero certa ajuda. a situação da política interna do país, caracterizada pela disputa das oligarquias pelo poder. A vida política brasileira era marcada pelo predomínio de poucas famílias no comando dos estados; as oligarquias utilizavam-se da prática do coronelismo para manter o poder político e econômico.
No início de 1912, a "Política de Salvações" do presidente Hermes da Fonseca atingiu o Ceará. A prática intervencionista acompanhada de um discurso moralizador serviu para derrubar a governador Nogueira Acciolly, representante das oligarquias tradicionais do estado, em especial da região do Cariri, no poder a quase 25 anos.Em abril do mesmo ano, foi eleito o coronel Franco Rabelo como novo governador do Ceará, representando os grupos intervencionistas e os interesses dos comerciantes. Rabelo procurou